• Psicóloga Cecília Weiller

Depressão: Quando imagens valem mais que mil palavras


O Transtorno Depressivo Maior, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), caracteriza-se por uma série de sintomas, como: humor deprimido na maior parte do tempo, diminuição do interesse em atividades antes prazerosas, sentimento de culpa, fadiga, insônia, perda de peso, dificuldade em se concentrar, entre outros.

Mas é importante citar que a experiência da doença é diferente para cada pessoa que a sente. Ou seja, os sintomas visíveis podem e devem se encaixar em uma lista previamente estabelecida pelos profissionais de saúde, mas a experiência interna de cada pessoa é única.

Por isso é tão difícil tentar explicar seus sentimentos para outra pessoa. Nesse momento é como se não houvessem palavras para descrever, até porque são sentimentos tão profundos e intensos, que muitas vezes fogem do racional.

E quando as palavras nos fogem, a arte pode servir como uma forma de expressão. E foi isso que a artista russa Victoria Krundysheva fez. E o resultado ficou incrível!

Seguem algumas fotos do ensaio que ela nomeou de “The Dark Room” – ou “O Quarto Escuro”.

Referência:

DSM-V. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

#depressão #fotografia #arte #sentimentos #curiosidades #psicólogacecíliaweiller #psicologiamoema #psicólogamoema

82 visualizações0 comentário